Mais de 50 mil cafés foram degustados na Semana Internacional do Café em BH

Ninguém duvida que Belo Horizonte é a capital nacional do café! E esta máxima foi, mais uma vez, reforçada entre os últimos dias 7 e 9 de novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC). O balanço final da sexta edição do evento supreendeu até a organização, com números que bateram todos os recordes! O maior encontro da cadeia produtiva do setor no Brasil, e um dos principais do mundo, registrou um número histórico de público de 20 mil visitantes. Foram iniciados R$ 42 milhões em negócios (apurados até o momento), o que representa o incremento de 20% em relação ao evento realizado em 2017.

Mais de 50 mil cafés foram degustados nos três dias, mais de 250 compradores internacionais, vindos de 60 países distintos, mais de 160 expositores marcaram presença na feira. A programação incluiu 190 horas de palestras e workshops, mais de 200 sessões de cupping, os eventos técnicos como o Seminário Internacional DNA Café, o Fórum da Cafeicultura Sustentável, Encontro Educampo e a Cafeteria Modelo

Premiações na SIC

Muita animação, emoção e alegria contagiaram a cerimônia de entrega da premiação Coffee of the Year (COY) 2018! Um clima de festa tomou conta do auditório e as torcidas e famílias fizeram muito bonito! Das 405 amostras recebidas, número recorde de todas as edições do COY, foram selecionados 180 cafés. Afonso Danizete de Abreu Lacerda, da Fazenda Forquilha do Rio, de Dores do Rio Preto, interior do Espírito Santo, na Região Caparaó – divisa de Minas Gerais – levou o título de Coffee of the Year 2018 na categoria arábica. Ele, que já é bicampeão do prêmio (venceu em 2016), tem uma produção familiar na região

Campeonatos Mundiais de Café: inéditos no Brasil

Clima de final de Copa do Mundo marcou a disputa dos campeonatos mundiais de café, realizados pela primeira vez no Brasil durante a SIC! Cerca de 150 competidores premiados de mais de 40 países estiveram na capital mineira e apresentaram técnicas incríveis e talento de sobra! Dividida em quatro mundiais, que atendem as diversas maneiras de fazer café, a “copa do mundo do café” foi sucesso de público e de apresentações de tirar o fôlego!

A Semana Internacional do Café 2019 já tem data marcada: 20 a 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Sobre a Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae, Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa) e Codemig. A SIC tem como patrocinadores Diamante o Sistema Ocemg, Sescoop e OCB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *