Arte no Prato: gastronomia e arte alagoana

É uma delícia poder desfrutar e saborear da gastronomia alagoana, sem falar das belezas culturais do nosso Estado, como o artesanato, por exemplo, que é completamente rico em detalhes. Pensando nisso, a ALGÁS, distribuidora de gás natural, em parceria com alguns dos principais restaurantes de Maceió, e artistas da terra, lançou nesta quinta-feira (29) o Arte no Prato.


08520628102015_PratoVerso (1)
O projeto vai unir a gastronomia alagoana com pratos ilustrados por dez artistas da terra, contribuindo para uma causa social, dando vida ao maior projeto artístico-gastronômico já desenvolvido no Estado.

Vinte restaurantes de diferentes especialidades foram convidados a desenvolver receitas exclusivas tomando como inspiração o artesanato alagoano. A partir dos nomes e ingredientes das receitas, o time de artistas visuais teve como desafio criar duas ilustrações, cujas imagens foram reproduzidas e impressas em uma coleção inédita e limitada de pratos de porcelana. Assim surgiram delícias gastronômicas e visuais como o “Gamberi Bordado à Labirinto”, criação do restaurante italiano Maria Antonieta interpretado por Rosa Piatti; o “Ragu de Cordeiro à Renda do Parmesão”, no cardápio do Palato Farol, ilustrado por Dalton Costa; o “Boa-noite Peixe Majestade”, no Akuaba, desenhado por Herbert Loureiro, e a “Tilápia Redendê dos Entremontes”, do Divina Gula, assinado por Pedro Lucena, dentre obras que contam ainda com nomes de peso como Maria Amélia Vieira, Lula Nogueira, Myrna Maracajá, Suel, Weber Salles e Thales França.

A; Myrna Maracajá - R; Sueca Comedoria - Camadas do Muqúem

ALGÁS SUECA IMG_7756 foto Flávia Correia

A; Myrna Maracajá - R; Caruaru Galeteria - Bacalhau de couro quente

ALGÁS CARUARU IMG_7751 foto Flávia Correia

Para ganhar e colecionar os pratos basta consumir nos restaurantes participantes a receita criada para o projeto até o dia 30 de novembro (ou enquanto durarem os estoques). A cada prato entregue para os clientes, os restaurantes destinarão o valor de R$10 para o projeto Arte no Prato, que em novembro realizará um circuito de oficinas de arte e artesanato comandado pela Galeria Karandash para 100 jovens e adultos em vulnerabilidade social.

A; Lula Nogueira - R; Arrí Chhoperia - Filé de camarão rendeiro

ALGÁS ARRÍ IMG_7963 foto Flávia Correia

Além disso, a ALGÁS criou um concurso cultural para quem adquirir os pratos. Basta postar a foto no Instagram com a hashtag #artenoprato utilizando o mesmo para decorar sua sala, escritório, quarto, cozinha ou qualquer outro ambiente. O dono da foto mais criativa ganhará um jantar exclusivo com o artista do prato, assinado pelo Chef Lucas Padilha, na cozinha da ALGÁS na Casa Cor 2015.

O lançamento do projeto aconteceu na galeria de arte Galpão 422, no Jaraguá, e a exposição fica em cartaz até o dia 30 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h, e sábado, das 9h às 13h.

Mais informações: www.algas.com.br/artenoprato

@algasalagoas

@arconcoteixeira / @estilocafeina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *